segunda-feira, 5 de abril de 2010

Prefiro Quintana

Eu queria ser um poeta, um pensador, ser poeta pensador é massa*! Um poeta deve ter muito sucesso com as garotas, e um poeta faz coisas muito legais com apenas palavras. Queria ser um tipo Mario Quintana e dizer coisas interessantes e inteligentes e não um tipo Vinicius de Moraes, e sair fazendo sonetos. Eu gosto de frases e de máximas, máximas que com poucas palavras dão um livro inteiro, principalmente porque não dizem nada além do que já sabemos.Ta bom, parei, mas eu prefiro Quintana a Vinicius de Moraes... Saca só:

“[O Trágico Dilema]

Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro.” Mario Quintana

“ Dizes que a beleza não é nada? Imagina um hipopótamo com alma de anjo... Sim, ele poderá convencer os outros de sua angelitude - mas que trabalheira!”
Mario Quintana

“Há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e ... os amigos, que são os nossos chatos prediletos.”
Mario Quintana




Soneto Do Amor Total
Vinicius de Moraes
Amo-te tanto, meu amor... Não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.
Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.
Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.
E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.




Gostou? Agora me entende? Pois é, porém me agrada mais Mario Quintana, Vinicius de Moraes não me agrada muito. Mario Quintana expressa inteligência, Vinicius de Moraes expressa emoção. Eu prefiro inteligência, será que é porque ela me falta? Tanto faz... Ou não!
Mas pra finalizar deixo vocês com Mario Quintana é mais autores do meu agrado. Abraços, Aproveitem!





PROJETO DE PREFÁCIO
Sábias agudezas... refinamentos...
- não!
Nada disso encontrarás aqui.
Um poema não é para te distraíres
como com essas imagens mutantes de caleidoscópios.
Um poema não é quando te deténs para apreciar um detalhe
Um poema não é também quando paras no fim,
porque um verdadeiro poema continua sempre...
Um poema que não te ajude a viver e não saiba preparar-te para a morte
não tem sentido: é um pobre chocalho de palavras.
Mario Quintana




SIMULTANEIDADE
- Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo! Eu creio em Deus! Deus é um absurdo! Eu vou me matar! Eu quero viver!
- Você é louco?
- Não, sou poeta.
Mario Quintana - A vaca e o hipogrifo (Poesia Completa, p. 535)




POEMINHA SENTIMENTAL
O meu amor, o meu amor, Maria
É como um fio telegráfico da estrada
Aonde vêm pousar as andorinhas...
De vez em quando chega uma
E canta
(Não sei se as andorinhas cantam, mas vá lá!)
Canta e vai-se embora
Outra, nem isso,
Mal chega, vai-se embora.
A última que passou
Limitou-se a fazer cocô
No meu pobre fio de vida!
No entanto, Maria, o meu amor é sempre o mesmo:
As andorinhas é que mudam.
Mario Quintana - Preparativos de Viagem







Tudo o que eu faço
alguém em mim que eu desprezo
sempre acha o máximo.

Mal rabisco,
não dá mais para mudar nada.
Já é um clássico.

Paulo Leminski [do livro Distraídos Venceremos]


Voltei, Gostaram? Espero que sim, mentira, não me importo. Porém eu me importaria se aparecesse aqui um Schopenhauer e dissesse “Você é um energúmeno obtuso. Apenas mais um carniceiro que se alimenta de pensamentos alheios” eu também tenho meus pensamentos, mas não os escrevo, admito que não seja tão bom quanto Leminski e Quintana, entretanto talvez você não seja um bom leitor e eu te dei Leminski e Quinta, então não custa nada te dar também um pouco de minhas palavras.


“Eu sou um devorador de pensamentos alheios
Ultimamente estou tendo indigestões, então
Os pensamentos estão estragados, ou estou começando a pensar por mim mesmo”




“Se isto não te fizesse pensar não teria sentido
Você está pensando?
Das duas uma, ou você não pensa ou isto não tem sentido
Se você pensar bem podem ser as deus, ou talvez nenhuma”




“Tenho dificuldade de assumir que estou errado
Principalmente porque estou sempre certo”




“Amizade é muito bom
Até aparecer uma namorada e fazer você esquecer disso
Mas você sempre vai voltar para os amigos principalmente na hora que quiser esquecer da namorada”





É uma porcaria, mas foi só pra ter um argumento de defesa com os Chatohauers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário